A surpreendente conexão entre o coronavírus e o mundo VUCA

Se você não acreditava que o mundo VUCA é real, o coronavírus veio eliminar, com o perdão da palavra, qualquer dúvida sobre este mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo. A pandemia da Covid-19 tem deixado os ambientes ainda mais caóticos. As pessoas continuam confusas, os cenários de cidades, estados e países, mesmo os que conseguiram “controlar” a pandemia, podem mudar a qualquer momento. E, pior, nenhum país, organização ou pessoa estava preparada para esta doença que ainda se alastra rapidamente pelo mundo. Ou seja, o coronavírus potencializou o mundo VUCA.

Certamente, a globalização, a conectividade (proporcionada por dezenas de milhares de voos diários) e a velocidade do mundo contemporâneo, contribuíram para o estágio atual das coisas. Quanto mais conexões existem entre pessoas e países, mais velocidade e diversidade há na teia mundial. Consequentemente, mais volatilidade, incerteza, complexidade e muita, muita ambiguidade.

Coronavírus e mundo VUCA, como assim, Albírio?

Explico! O que já era acelerado no mundo VUCA, acelerou ainda mais. O cotidiano de pessoas, empresas, governos e países mudou drasticamente com o coronavírus, o que demonstra a VOLATILIDADE deste nosso mundo. As coisas ainda estão muito confusas, pois as pessoas não sabem ao certo no que resultará tudo isso, gerando muita INCERTEZA. A COMPLEXIDADE das conexões contribuiu para propagar o coronavírus numa velocidade nunca antes vista. Vivemos um desastre de comunicação, com muitos desencontros de informações. Infelizmente, fake news a torto e a direito, o que acarreta AMBIGUIDADE nas interpretações do que é dito e informado.

É, o mundo está confuso. Do nada, mais caos, mortes, isolamento, preconceitos, perdas financeiras, mudanças de hábitos e bastante confusão. Mas continuo acreditando que não precisamos ser paranoicos para sair desta fase crítica, mas pensar sensatamente e, para mim, o mais importante: aproveitar a oportunidade para pensar em como ser uma pessoa melhor e em como fazer um mundo melhor, que pode continuar sendo VUCA, mas de Verdade, União, Cordialidade e Amor, que tanto precisamos.

Seguimos…

Autor: Albirio Gonçalves.