Os Cinco Elementos

Negócios* com FUTURO precisam desenvolver os cinco elementos fundamentais para o sucesso, em um mundo que vive em constantes e aceleradas mudanças: gestão, liderança, desempenhos das pessoas e equipes, inovação e resolução de problemas. Ao longo de mais de três décadas de carreira e quase duas décadas de estudos, pesquisas, experiências pilotos, vivências e trabalhos realizados, em organizações de todos os portes, diversos segmentos de mercado, em vários estados brasileiros, Albirio resolveu desenvolver a sua atuação com foco nestes cinco elementos, que ele acredita que fazem – e farão – a verdadeira diferença para profissionais e empresas que desejam um futuro de boas conquistas e realizações.

(*) Atividades que geram bens ou serviços oferecidas ao mercado por empresas ou profissionais.

Por que esses cinco elementos?

Gestão

Gestão é resultado, não é trabalhar muito ou trabalhar duro, mas trabalhar certo. Partindo deste princípio, a gestão deve ter o foco nos resultados esperados. Assim, a gestão precisa alinhar planejamento, estratégia e execução, ajustando-os para a consecução das metas da organização. A gestão precisa tornar a empresa ágil, enxuta e centrada no sucesso dos clientes, tendo senso de direção e continuidade de longo prazo, bem como flexibilidade e agilidade para resolver as questões do dia a dia.

 

Liderança

O mundo muda velozmente e o desenvolvimento de líderes precisa evoluir. Habilidades e competências que levaram a êxitos passados, mesmo que recentes, não garantem que levarão a conquistas futuras. Os negócios e os mercados crescem, mudam, fundem-se, transformam-se, e líderes precisam acompanhar todos esses movimentos, para dar sentido – como significado aos trabalhos realizados e direção às pessoas a sua volta. Líderes precisam fazer as melhores perguntas, não ter as melhores respostas.

 

Desempenhos de Pessoas e Equipes

Há grandes mudanças acontecendo no mundo e, muitas vezes, elas acabam desnorteando muita gente, o que afeta negativamente o desempenho de pessoas e equipes. Como melhorar o desempenho individual e do time? Como usar a criatividade para a solução de problemas? Como trabalhar com foco em resultados? Esses e outros questionamentos estão na ordem do dia das organizações e precisam ser respondidos. É preciso que pessoas e equipes consigam fazer mais com menos, de maneira eficaz.

 

Inovação

Inovação é um processo de 2 vias: top-down e botton-up, mas para dar certo é preciso ter o patrocínio e o incentivo do topo. Dois dos maiores entraves para os processos de inovação nas empresas são líderes que não estão abertos às mudanças e à cultura antiquada. Entendendo como cultura as práticas, comportamentos e hábitos de uma organização. A empresa que não inova fica obsoleta. Descobrir como a inovação pode facilitar a jornada dos clientes é um fator impulsionador de resultados.

 

Resolução de Problemas

Por que a sua empresa existe? Uma organização com propósito (uma razão para existir) olha além dos seus resultados financeiros. Quando ele é claro, transforma-se no motivo pelo qual as pessoas comprarão os seus produtos e serviços. Clientes não querem comprar o que as empresas fazem, no fundo, querem comprar o “porquê” as empresas fazem e como os seus produtos e serviços podem resolver os seus problemas ou desafios, preferencialmente, com conveniência.

 

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“Se o mundo corporativo reflete as mudanças sociais, então, não faz sentido empresários, empresárias, gestores e gestoras insistirem em dedicar tanto tempo em estudar técnicas e metodologias, algumas já obsoletas, e passarem pouco tempo observando e estudando o que está acontecendo na sociedade e como tudo isso está refletindo em seus negócios.” Albirio Gonçalves