Já pensou sobre o que é liderança?

Muitas pessoas quando se referem às lideranças de uma organização, mencionam os seus principais gestores e gestoras. Contudo, esses profissionais têm o poder do cargo, mas não necessariamente conquistaram o status de líder. Em contrapartida, muitas pessoas que não ocupam posições altas na hierarquia organizacional são reconhecidas como líderes. Ampliando o contexto, na prática, a pessoa pode exercer a liderança em qualquer lugar, situação ou posição: em casa, na escola, na universidade, em seu setor de trabalho, em seu condomínio, no bairro, na cidade, como membro de um time, como estudante, etc.

O que não é liderança

Liderança não tem relação com cargos, títulos, posições hierárquicas ou tempo de serviço.

Liderança e gestão não são sinônimos. Gestores planejam, criam estratégias, executam, organizam, medem, monitoram, coordenam, resolvem problemas, contratam, demitem, negociam, ou seja, gerenciam coisas, ocorrências, atividades e negócios. Líderes lideram pessoas. Simples assim… ou não!

Liderança não é controle. Geralmente, controle vem junto com ameaças, intimidações e afins, criando ambientes tóxicos, baseados em medo e desconfiança. Em ambientes assim, a liderança não prospera.

Liderança não está diretamente ligada às características pessoais. Há grandes líderes, homens e mulheres, com competências, habilidades e personalidades diferentes. Liderança não é adjetivo. Não é porque a pessoa possui determinadas características que pode ser considerada líder, automaticamente.

Então, o que é liderança?

Uma pergunta que não tem uma resposta única e direta. Filósofos, escritores, professores, consultores, psicólogos, ‘gurus’ e muitos outros profissionais, ao longo dos séculos, definiram liderança. Cada definição de liderança carrega em sua essência a visão de ser humano e de mundo de quem a descreveu.

Há muitas definições famosas de liderança com as quais discordo, por serem reducionistas e, por definição, incompletas e subjetivas. Particularmente, gosto da seguinte definição:

Liderança é um processo de influência social positiva, que maximiza os esforços de outras pessoas, dando sentido para a realização de um objetivo, um propósito, um resultado.

Algumas considerações importantes sobre a definição, acima:

  • Liderança deriva de influência social positiva, não de poder.
  • Para liderar é necessário que haja outras pessoas.
  • Liderar é dar sentido, como significado e direção, aos esforços empreendidos.
  • Se lidera em prol de um objetivo, um propósito, um resultado. Se não houver estes três fatores, não é liderança, apenas influência.
  • Liderar é maximizar esforços, gerando envolvimento, comprometimento e engajamento.

De uma próxima vez que você refletir sobre o que é liderança, espero que se lembre desta definição que apresentei. Inclusive, ela é o ponto de partida do programa de treinamento ‘Liderança 5.0’ que desenvolvi. O seu objetivo é desenvolver líderes facilitadores dos seus times, por meio de uma liderança que performa com valores, propósito e visão de futuro, aprimorando a capacidade de liderança dos participantes. O conteúdo do ‘Liderança 5.0’ ressalta os aspectos inspiradores e transformadores do papel da liderança, para a realização dos resultados da organização e formação de times com mais autonomia, proatividade e desempenho. Saiba mais em: https://albiriogoncalves.com.br/educacao-corporativa/.

Seguimos…