As organizações dependem da energia e do engajamento de seus funcionários para que possam sobreviver, crescer e prosperar. Entretanto, de acordo com diversas pesquisas recentes, realizadas por instituições sérias, como, por exemplo, a Gallup, em média, apenas 15% dos funcionários em todo o mundo estão engajados em seus trabalhos. Eis um problema!
O mundo atual esta migrando de VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) para BANI (frágil, ansioso, não-linear, incompreensível), acrônimos formados pelas iniciais das palavras que os formam em inglês, proporcionando ambientes de negócios instáveis e em constante mudança. Deste modo, as organizações, em todo o mundo, enfrentam dificuldades para competir, pois são forçadas a crescerem rapidamente, com menos recursos, ou seja, precisam fazer mais com menos. Um time de funcionários engajados aumenta a probabilidade de sucesso.
Mas o que significa um funcionário engajado?
Podemos defini-lo como um funcionário que faz um alto nível de investimento pessoal em seu trabalho, é entusiasmado, positivo, produtivo e contribui para a boa reputação da organização.
No geral, um funcionário engajado é mais:
- Conectado ao propósito e à missão da organização.
- Motivado para superar as suas metas.
- Proativo em aprender novas competências, novas habilidades e iniciar novos projetos.
- Positivo na maneira de se relacionar com o trabalho.
- Criativo na resolução de problemas.
- Comprometido em se desenvolver profissionalmente.
Engajar as equipes não é uma atribuição exclusiva do RH. Aliás, os principais responsáveis pelo engajamento dos funcionários são os líderes e gestores, em todos os níveis organizacionais. Há uma máxima que diz: “as pessoas se juntam às empresas, mas se demitem dos seus gestores”. Assim, o engajamento dos funcionários é um processo que deve ser estimulado top-down e está diretamente ligado às relações entre os gestores e suas equipes, que são influenciadas pela cultura e o ambiente corporativo.
A influência do ambiente corporativo
O ambiente da sua empresa encoraja o engajamento dos funcionários? Se sim, parabéns. Se não, deveria. Por quê?
Porque os fatores de desmotivação e motivação dos funcionários estão diretamente ligados ao ambiente de trabalho.
Em 2016, a Gallup realizou sua ampla análise utilizando dados de 339 estudos, realizados em 230 organizações, de 49 setores, em 73 países. Em cada estudo, os pesquisadores da Gallup calcularam estatisticamente a relação entre o ambiente corporativo, o engajamento dos funcionários e os resultados de desempenho fornecidos pelas organizações.
Os pesquisadores estudaram 82.248 unidades de negócios, incluindo quase 1,9 milhão funcionários. Esta análise confirmou a conexão estabelecida entre o ambiente corporativo, o engajamento dos funcionários e os principais resultados de desempenho. Organizações que possuem ambientes que estimulam o engajamento têm as seguintes características:
- São melhores avaliadas pelos clientes.
- Estão entre as mais rentáveis dos seus setores.
- Possuem elevado índice de produtividade.
- A rotatividade de funcionários é baixa (baixo turnover).
- Níveis de incidentes de segurança (acidentes) abaixo da média.
- Poucas ocorrências de roubos internos.
- Níveis menores de absenteísmo.
- Qualidade superior em produtos e serviços.
- Maior nível de cooperação entre os funcionários.
Esses resultados demonstram, com fatos e dados, que o engajamento dos funcionários é um dos principais fatores para o sucesso de um negócio e está diretamente ligado ao ambiente corporativo. Portanto, proporcionar um ambiente que estimule o engajamento é estratégico para as organizações.
Como a cultura afeta o engajamento dos funcionários
A cultura corporativa é o resultado da convergência entre pessoas, como elas interagem entre si e os diversos ambientes da organização, bem como esses ambientes evoluem por meio dessas interações. Uma cultura eficaz, cria um bom ambiente de trabalho, promove o engajamento e influencia positivamente os resultados da organização, tendo como principais alicerces o propósito, a missão, a visão de futuro, os valores empresariais e as expectativas sobre o comportamento e as atitudes dos funcionários.
O engajamento dos funcionários está em linha reta com a cultura da organização. Quanto mais a cultura é de alta performance, maior é o nível de engajamento dos funcionários. Por quê?
Porque quanto mais forte e voltada para a alta performance for a cultura de uma organização, mais os funcionários entenderão o que se espera deles e com o que estão trabalhando. Essas culturas descrevem claramente comportamentos e atitudes que são salutares para o negócio e servem como balizadores para os funcionários, envolvendo-os em um ciclo virtuoso e crescente de cooperação, engajamento e desempenho.
Como desenvolver uma cultura e um ambiente corporativo favorável ao engajamento?
Para fazer prosperar uma cultura e um ambiente corporativo propício ao desenvolvimento do engajamento dos funcionários, é preciso considerar que:
- O engajamento dos funcionários precisa fazer parte da estratégia da organização.
- A organização deve proporcionar o alinhamento entre o seu propósito e os propósitos dos funcionários.
- A organização precisa ter metas desafiadoras, factíveis e que estimulem os funcionários.
- A comunicação precisa ser frequente, abrangente e eficaz, atingindo todos os níveis da organização.
- A forma da organização (via gestores) avaliar, reconhecer e recompensar os funcionários precisa ser justa e bem entendida por todos os envolvidos.
- A organização precisar ter um sistema de acompanhamento e desenvolvimento do desempenho dos funcionários que estimule a melhoria das performances e facilite a realização das metas individuais, setoriais e corporativas.
- Os gestores devem proporcionar feedbacks constantes, sempre baseados em fatos e dados, com o objetivo de melhorar a conduta e/ou o desempenho dos funcionários.
- Os gestores precisam passar confiança para as equipes, proporcionar um ambiente respeitoso, transparente e ético, deixar bem claro o que a organização espera de cada funcionário e promover a integração, a cooperação e o alinhamento entre eles.
A relação é direta: se os funcionários são o melhor ativo da empresa, então os seus líderes e gestores devem priorizar o cuidado com eles, demonstrando que a preocupação que se tem com todos é genuína. Assim, as organizações dispõem de uma valiosa oportunidade para transformar as experiências de trabalho de seus funcionários em eventos gratificantes, permitindo que eles tragam o seu melhor para o ambiente de trabalho, todos os dias, gerando resultados superiores.
Construir uma equipe de funcionários engajados não é fácil, mas é algo que os líderes e gestores precisam assegurar, garantindo um ambiente corporativo que estimule o comprometimento, o envolvimento e o engajamento tão desejado.
Autor: Albirio Gonçalves.