Para desenvolver soluções inteligentes para empresas e profissionais, que transformam pessoas e negócios, Albírio Gonçalves utiliza recursos e ferramentas que proporcionam maior integração dos participantes, mais interação e a maximização da aprendizagem. Muitas delas desenvolvidas sob medida por profissionais das áreas de design instrucional, web design e programação. Conheça-as:

Business Games – Os jogos de negócios proporcionam que os participantes simulem situações do dia a dia corporativo, tomem decisões e recebam retornos imediatos sobre a sua participação e execução das atividades estratégicas desenvolvidas. Tudo em um ambiente seguro e controlado, oportunizando que os participantes desenvolvam o pensamento estratégico de forma prática, assegurando o aprendizado de temas complexos e estratégicos por meio de uma competição construtiva.

Contação de história – A “contação de histórias” é uma das práticas mais remotas que se tem registro da humanidade. O ser humano conta histórias desde o início do desenvolvimento das habilidades de comunicação e da fala. Elas promoviam, e promovem, momentos de união, confraternização, trocas de experiências, além de ajudar a passar o tempo e vencer o tédio. As histórias despertam a imaginação, as emoções, o interesse, as expectativas e outras sensações. Ouvir uma história e/ou contá-la e recontá-la é uma maneira de preservar a cultura e compartilhar valores, informações e conhecimentos. A “contação de história” é utilizada como uma ferramenta lúdica e facilitadora da assimilação de conteúdos.

E-books – A versão eletrônica de um livro é uma ferramenta de apoio interessante que ainda é pouco explorada em treinamentos corporativos. O e-book proporciona uma leitura confortável, interativa e prática, em diversos dispositivos eletrônicos, como desktops, tablets e smatphones. Também pode ser atualizado, baixado para os dispositivos e consultado a qualquer lugar hora e em qualquer lugar.

E-learning – Por meio de uma plataforma LMS, várias ferramentas que reforçam o aprendizado são disponibilizadas, como animações, fóruns, podcasts, quiz e vídeos. Desta forma, os participantes podem aprender no seu próprio ritmo, tornando-se protagonista do seu processo de aprendizagem.

Estudos de Caso – Utilizamos os estudos de caso porque eles são instrumentos pedagógicos valiosos, que apresentam um problema mal estruturado, ou seja, sem uma solução pré-definida, exigindo empenho dos participantes para identificar o problema, analisar evidências, desenvolver argumentos lógicos, avaliar e propor soluções.

Fóruns – A aprendizagem é muito mais interessante quando é encarada como um esforço colaborativo, não é mesmo? Assim, os fóruns de discussão constituem-se numa ferramenta proveitosa para promover a comunicação entre o educador corporativo e os participantes dos treinamentos, especialmente, dos programas de desenvolvimento que possuem vários módulos, aumentando o engajamento do grupo e permitindo uma maior interação entre todos.

Gamification – É a utilização de uma estratégia de interação com base no oferecimento de incentivos que estimulem o engajamento de maneira lúdica. Na prática, são oferecidas recompensas aos participantes, que realizam tarefas pré-determinadas, em formato de game. Os jogos possuem objetivos bem definidos, desafios e rankings, estimulando o processo de aprendizagem, gerando engajamento e sensação de vitória, contribuindo para a assimilação efetiva dos conteúdos trabalhados.

Infográficos – Composto por imagens, gráficos e textos, os infográficos transmitem conceitos e informações complexas de maneira simples, clara e objetiva. São indicados como materiais de auxiliares de sustentação, com o objetivo de consolidar informações e potencializar o conhecimento trabalhado.

Motion Graphics – Também conhecido como motion design, videografismo ou design de animação, é uma técnica de design gráfico que mescla princípios de design, animação, vídeo e cinema, gerando um grande impacto visual. Ou seja, são vídeos animados nos quais elementos gráficos combinados com textos, trilhas sonoras e narração são utilizados para transmitir uma mensagem de maneira ágil. Os motion graphics facilitam a abordagem de vários tipos de conteúdos, proporcionando uma sensibilização diferenciada dos participantes e, por conseguinte, uma assimilação rápida dos temas apresentados.

Podcasts – Esta tecnologia permite que os usuários façam o download de arquivos de áudio em seus dispositivos móveis. Essas aulas são disponibilizadas em uma espécie de feed, que se mantém constantemente atualizado. Assim, os podcasts possibilitam aos participantes de treinamentos acessarem os conteúdos disponíveis em vários lugares, de acordo com as suas respectivas disponibilidade de tempo. Com isso, o participante pode continuar estudando e se atualizando pós-treinamento, mesmo quando estiver se deslocando de um ponto ao outro, preso no trânsito com seu carro ou dentro do ônibus ou metrô.

Role Playing – O jogo de papéis consiste na encenação de um problema ou situação no campo das relações humanas, por duas ou mais pessoas, numa situação hipotética em que os papéis são vividos tal como na realidade. Os que vão encenar devem compreender o tipo de pessoa que deve interpretar durante a dramatização. O resumo do papel deve conter apenas a condição emocional e as atitudes a serem adotadas, sem detalhes sobre aquilo que deverá ocorrer durante a apresentação.

Vídeos Aula – São vídeos com linguagem profissional, didática e adequada ao perfil dos participantes, nos quais conhecimentos são transmitidos de maneira direta e amigável. Diferente de uma aula convencional, a videoaula pode utilizar diversos outros recursos, como gráficos, ilustrações, imagens e textos, reforçando a mensagem transmitida.

Whiteboard – É um vídeo de animação em um quadro branco. Em um mundo em que o vídeos proliferam em todos os dispositivos, encontrar formatos diferenciados para ter uma conversa mais próxima com o público-alvo é sempre bem vindo, não é mesmo? Utilizando grafismos que se sucedem, o conteúdo é transmitido de maneira muito didática e efetiva, seja em um vídeo com foco comportamental ou técnico, facilitando a compreensão e o entendimento de eventos que se sucedem na linha do tempo.

————

Nota: a quantidade dos recursos e ferramentas utilizados dependerá das configurações dos programas de treinamento e das cargas horárias contratados, bem como da customização necessária para atender às necessidades e demandas dos Clientes.

.

VOLTAR PARA TREINAMENTOS INOVADORES

—————