O Mundo VUCA

Dentro de todas as incertezas, uma certeza: vivemos em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo, ou seja, no mundo VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexe-te, Ambiguity), termo em inglês cunhado no final dos anos 90, com origem no vocabulário militar. Atualmente, os ambientes e contextos de negócios caóticos parecem ser o que há de “mais normal”. As organizações estão confusas, os cenários podem mudar a qualquer momento, sem dar indicadores de que a mudança acontecerá. A instabilidade é a nova bandeira.

Então, como encarar esta nova realidade melhor preparado?

Bem, para cada estado do mundo VUCA, sugiro uma ação:

  • Volatilidade significa mudanças mais rápidas, a cada dia. Assim, é recomendável deixar de resistir às mudanças e seguir com elas. Mas é preciso contextualizar bem a situação e alinhar a visão com os parceiros de negócio (ou trabalho) para ser mais eficaz e efetivo.
  • Incerteza nada mais é do que a falta de previsibilidade sobre o que acontecerá no futuro. Desta forma, quando mais informações de qualidade você tiver em mãos, maiores serão as chances de fazer conexões pertinentes que balizem a sua decisão na aposta certa. Aqui cabe um adendo: a qualidade das informações é mais importante do que a quantidade.
  • Complexidade retrata interações não lineares, resultados não previsíveis e interdependências não manifestas. No contexto do mundo VUCA, não temos uma relação concreta de causa e efeito das nossas atitudes. Sendo assim, é preciso estar aberto ao fracasso e ser ágil para reverter situações adversas. Para tanto, formar parcerias de valor é imprescindível para aumentar as chances de sucesso.
  • Ambiguidade é falta de clareza sobre o significado de um evento. Em contextos ambíguos, as nossas decisões possuem mais de uma relação de causa e efeito. Além disso, resultados podem ser interpretados de várias maneiras. Para dirimir os impactos dessa ambiguidade precisamos criar condições favoráveis para que os resultados que esperamos aconteçam.

Conectar, Sensibilizar e Inspirar

Pronto! Já temos um norte de como encarar o mundo VUCA, mas para performar acima da média, acredito que é preciso algo mais. É preciso conectar, sensibilizar e inspirar. Explico:

  • Conectar pessoas, ideias e negócios, agindo como um catalizador de parcerias. E, para conectar, é preciso estar aberto ao diferente e ser disposto a compartilhar saberes e experiência com os outros, sem esperar nada em troca (ou não!).
  • Sensibilizar pessoas para a sua causa ou projeto. Não saindo em busca de seguidores, mas de parceiros e apoiadores. Lembrando que o pior inimigo de uma causa ou projeto é o seu mau defensor. Portando, antes de qualquer coisa, acredite na visão (sonho, desejo, meta) que você irá vender aos outros e esteja motivado em realizá-la.
  • Inspirar as pessoas para que se engajem aos seus projetos. Como? Não há uma fórmula mágica, mas procurar pontos de convergências entre o seu projeto e os projetos dos outros pode ser um ótimo início.

Mas não acabou ainda. Para conectar, sensibilizar e inspirar é preciso construir relações sinceras.

Como construir relações sinceras?

Acredito que agindo a partir de três valores fundamentais e neles se balizando:

  • Ética: princípios que marcam a fronteira da nossa convivência em sociedade, ou seja, são os princípios que guiam as nossas condutas pessoais e profissionais. Agir eticamente é agir de acordo com o que a sociedade em geral julga ser a conduta correta.
  • Integridade: ter retidão de caráter ou, em outras palavras, não ser “duas caras”. Ser íntegro é ter o discurso coerente com as ações.
  • Respeito: é a base de toda e qualquer relação que prima pela boa convivência. Respeitar é cuidar, e umas das melhores maneiras que temos para cuidar do outro é escutar o que o outro tem a dizer. Logo, é necessário exercitar a “escutatória”, como dizia Rubem Alves.

Para sobreviver e performar no mundo VUCA é preciso ser corajoso para correr riscos, equilibrado para lidar com incertezas, ágil para mudar de direção e determinado para seguir adiante. Em outras palavras, para conseguir êxito no mundo VUCA é preciso ter resiliência. Apenas lembrando, resiliência é a capacidade do indivíduo em lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas, sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico.

Para finalizar, mesmo com a confusão deste mundo no qual vivemos e trabalhamos, sou mais otimista do que o Andrew S. Grove, pois acredito que não precisamos ser paranoicos para sobreviver, mas pensar melhor e agir com foco. Foco em si mesmo, foco nos outros e foco no mundo, que não tem jeito, é VUCA.

Por Albírio Gonçalves*

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(*) Albírio Gonçalves é consultor empresarial, educador corporativo, palestrante, mentor, coaching, autor e referência em desenvolvimento de líderes, gestores, times/profissionais de alta performance e equipes de vendas, bem como na profissionalização da gestão e qualificação de sucessores e herdeiros de empresas e grupos empresariais familiares.

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