Blog

Por que muita gente (bem formada) compra o engodo?

Por Albírio Gonçalves | Chamo de engodo esta mania chata de dizer que todos podem tudo, que querer é poder, que as possibilidades de todos são iguais, que colhemos o que plantamos, que é só mentalizar e seguir a “regra de ouro” que o Universo cuidará para que as coisas aconteçam e blá, blá, blá. Acredito, veementemente, que podemos mais, mas que não podemos tudo, que as oportunidades são…

SAIBA MAIS

Eu não acredito e pronto! E você?

Por Albírio Gonçalves | Não acredito em trajetórias de sucesso sempre ascendente, lineares e vitoriosas. Não mesmo! Acredito nas pessoas de sucesso que admitem que cometeram erros, apostaram errado algumas (às vezes, muitas) fichas, tiveram medos e falta de noção para mergulhar de cabeça em muitas empreitadas. Erros e acertos, derrotas e vitórias, fracassos e sucessos só fazem parte da vida dos que tentam, arriscam, persistem, aprendem, expõem-se e…

SAIBA MAIS

De quem será o mimimi mesmo?

Por Albírio Gonçalves | Em minhas andanças pelo Brasil, tenho visto, ouvido e lido muitos comentários de quarentões e cinquentões reclamando dos young millennials, jovens entre 18 e 25 anos, que estão entrando no mercado de trabalho. Quem reclama diz que é uma turma mimada, sem compromisso, transgressora e cheia de mimimi. Será? A minha experiência com teamwork, alto desempenho e desenvolvimento de líderes, diz-me algo diferente. É verdade…

SAIBA MAIS

Líderes, gestores e a baixa produtividade brasileira

Por Albírio Gonçalves | Esqueça o Custo Brasil, a baixa qualidade da nossa educação e a juniorização dos postos de trabalho. Sem medo de errar, os maiores responsáveis pela baixa produtividade das empresas brasileiras são os seus líderes e gestores seniores, que passarei a chamar de dirigentes. E não é muito difícil chegar a esta conclusão, basta um olhar mais apurado no modus operandi de algumas empresas e a leitura detalhada…

SAIBA MAIS

Educação Corporativa: muito além do PowerPoint

Por Albírio Gonçalves | A Educação Corporativa deve estimular a criação de ideias que proporcionem a materialização de sonhos (metas, objetivos e desejos) corporativos, profissionais e pessoais. Para tanto, ela precisa: (a) Ser mais inspiradora do que é hoje. (b) Proporcionar uma experiência de aprendizagem autêntica. (c) Favorecer o crescimento pessoal e profissional das pessoas, enfatizando, além do saber, o fazer e o ser. E isso não se consegue com slides de PowerPoint cheio…

SAIBA MAIS