10 atitudes que contribuem para o sucesso profissional

Por Albírio Gonçalves

Fórmulas mágicas e receitas de bolo para o sucesso não existem. Contudo, há algumas atitudes que contribuem para o sucesso profissional das pessoas. Faz bastante tempo que tenho estudado sobre o tema sucesso e decidi compartilhar o resultado das minhas pesquisas. Destaco que os meus estudos foram focados no mercado de trabalho corporativo e no universo dos profissionais liberais, assim, decidi excluir das minhas análises atletas e artistas, apesar de ter estudado as trajetórias e os comportamentos de alguns deles.

Durante pouco mais de três anos, entrevistei dezenas de pessoas bem-sucedidas em suas áreas de atuação, li 23 biografias de empreendedores, empresários, executivos, magistrados e profissionais liberais, assisti a diversos documentários e programas de entrevistas, realizei duas pesquisas qualitativas e compilei muitas informações relevantes, cujas principais conclusões referentes às atitudes vencedoras dessas pessoas de sucesso compartilho neste artigo.

Importante deixar claro o que estou chamando de sucesso profissional. Bem, para mim, não é fama, não é algo efêmero, tampouco ganhar rios de dinheiro. Descrevo sucesso profissional como gostar e ser feliz com o que faz, ter desempenho superior, agir de acordo com as suas verdades, ser reconhecido pelo trabalho realizado, estar em constante crescimento intelectual, sentir satisfação com o que faz, gozar de bem-estar pessoal e ter estabilidade financeira compatível com o seu padrão de vida.

Como resultado dos meus estudos e pesquisas, observei que as pessoas bem-sucedidas profissionalmente têm um conjunto de atitudes que contribuem – ou contribuíram – efetivamente para o seu sucesso. Possuem, em média, entre sete e oito atitudes de um grupo de dez principais atitudes mapeadas. A seguir, seguem breves descrições das 10 principais atitudes vencedoras que contribuem para o sucesso profissional (de verdade!):

1. VONTADE DE FAZER – Não falo do desejo de fazer, mas da vontade racional de realizar, a vontade com foco, a força de vontade. Tem gente que sabe como fazer, mas não faz. Não basta saber e querer, é preciso muita vontade para fazer. Onde há vontade, há um caminho. Mas onde há muita vontade de fazer, há vários caminhos. Não existe lugar para a acomodação na caminhada para o sucesso.

2. IDENTIDADE AFIRMATIVA – E isso não quer dizer ter um RG legal. Algumas pessoas chamam a identidade afirmativa de autoimagem positiva. O que é isso? Geralmente, as pessoas de sucesso constroem uma imagem vencedora de si mesmo. É aquele que diz: “não consegui, vou tentar novamente”, “o trabalho não saiu como eu queria, farei melhor da próxima vez”. As pessoas que têm uma identidade afirmativa não desistem frente às primeiras dificuldades.

3. INSATISFAÇÃO POSITIVA – Querer sempre mais e melhor. Mas querer mais e melhor do lado bom da força, ou seja, ser ambicioso. E ambição é diferente de ganância. O ambicioso quer mais e melhor para si e para os outros enquanto o ganancioso quer o melhor apenas para si e usa os outros para realizar as suas vontades. Quem tem insatisfação positiva vibra e comemora quando tem êxito, mas está sempre querendo se superar, acaba evoluindo gradativamente e, assim, muitas vezes, torna-se referência em sua área de atuação.

4. FOCAR NOS PONTOS POSITIVOS – Todos nós temos pontos fortes e pontos fracos. O que se percebe é que as pessoas de sucesso corrigem as deficiências que têm impacto direto em suas carreiras, mas não gastam muita energia tentando aprimorar todos os seus pontos fracos. Elas focam no aprimoramento dos pontos positivos que possuem. Esses pontos são os que, realmente, fazem a diferença. Em outras palavras, desenvolvem os seus talentos.

5. VISÃO DE FUTURO – Imaginar-se no lugar que se quer estar. Sonhar e traçar metas realistas, mas ousadas. O conselho que dou é: tenha visões de curto e médio prazo. É mais palpável. Não que nós não devamos ter uma visão de um futuro distante, mas as coisas mudam tanto, e tão rápido, que talvez precisemos modificá-la no meio do caminho, antes de realizá-la. Metas de curto e médio prazo nos permitem realizar mais coisas, curtir as vitórias e ter motivação para seguir realizando novas visões de futuro.

6. EMPREENDER O FUTURO – Não basta ter uma visão de futuro, é preciso empreendê-lo. Empreender o futuro é visualizar o futuro que você quer para você e trabalhar para que ele se realize. Mesmo que nada indique que ele se realizará. Empreender o futuro é buscar em vez de esperar, é ajustar as velas no lugar de reclamar do vento, é ser proativo e não reativo.

7. COMUNICAR-SE BEM – Em minha época de adolescente, um dos ícones da TV brasileira era o Chacrinha. Ele tinha uma frase indefectível e incontestável: “quem não se comunica, se trumbica”. Aí você diz, Albírio, eu tenho pavor de falar em público. Entendo e reconheço que muitos apresentam esse medo. Mas eu respondo, se falar em público é importante para a sua carreira, peça ajuda! Mas quando eu falo em comunicação, não me restrinjo apenas ao falar, refiro-me à maneira como você posta nas redes sociais, escreve e-mails, veste-se, trata as pessoas, etc. Tudo isso é muito importante. Quando você fala, escreve, gesticula e se veste de uma determinada maneira, você está comunicando algo. Os profissionais bem-sucedidos são bem conscientes disso.

8. HUMILDADE – As pessoas de sucesso sabem que mais que seguidores, elas precisam de aliados. E ninguém gosta de ficar junto de quem sempre pensa que é o dono da verdade. Então, a menos que o seu nome seja Google, pare de agir como se você soubesse de tudo! Você pode até saber muito, e isso é um diferencial, mas por mais que você saiba, tem quem saiba coisas que você não sabe, tem quem saiba tudo o que você sabe e tem quem saiba mais do que você. Humildade é saber que por mais que se saiba, sempre se tem muito a aprender. Eu gosto muito de uma frase do Paulo Freire que diz: “Todos nós sabemos de alguma coisa, todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso, aprendemos sempre”. E a humildade nos leva à próxima atitude…

9. CAPACIDADE DE APRENDER – Todas as pessoas de sucesso que eu conheci, sem exceção, estão abertas a novos aprendizados, por mais conhecimento que tenham. Mas aqui não falo apenas da capacidade de aprender, mas da capacidade de aprender com tudo e com todos. As pessoas de sucesso não sofrem de PLA, o Preconceito Limitador de Aprendizagem. Exemplos de atitudes de quem sofre de PLA: fulano é velho demais, está ultrapassado para eu aprender alguma coisa com ele ou sicrano é um moleque, o que é que entende da vida para me ensinar algo. Dois exemplos de preconceitos que limitam a nossa capacidade de aprender.

10. OVER DELIVER – Numa tradução literal, entregar mais. As pessoas de sucesso entregam mais do que prometem, entregam mais do que se esperam delas. As pessoas de sucesso surpreendem. Então, procure sempre entregar mais… e surpreenda!

Desejo fortemente que esta lista de atitudes vencedoras dos profissionais de sucesso tenha lhe inspirado. Confie em você e nas suas forças e lembre-se que agir com ética, integridade e respeito é condição sine qua non para desenvolver uma carreira de sucesso. Desejo-lhe muita SAÚDE e CORAGEM para seguir na caminhada. Boa Sorte!