O mundo atual é VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo), proporcionando ambientes de negócios instáveis e em constante mudança. Deste modo, as organizações, em todo o mundo, enfrentam dificuldades para competir, pois são forçadas a crescerem rapidamente, com menos recursos, ou seja, precisam fazer mais com menos. Um time de funcionários engajados aumenta a probabilidade de sucesso.

O fato é que as organizações dependem da energia, do comprometimento e do engajamento de seus funcionários para sobreviverem, crescerem e prosperarem. Entretanto, de acordo com diversas pesquisas recentes, realizadas por instituições sérias, como, por exemplo, a Gallup, em média, apenas 15% dos funcionários em todo o mundo estão engajados em seus trabalhos. Eis um problema!

Mas o que significa um funcionário engajado?

Podemos defini-lo como um funcionário que faz um alto nível de investimento pessoal em seu trabalho, é entusiasmado, positivo, produtivo e contribui para a boa reputação da organização.

No geral, um funcionário engajado é mais:

  • Conectado ao propósito e à missão da organização.
  • Motivado para superar as suas metas.
  • Proativo em aprender novas competências, novas habilidades e iniciar novos projetos.
  • Positivo na maneira de se relacionar com o trabalho.
  • Criativo na resolução de problemas.
  • Comprometido em se desenvolver profissionalmente.

Engajar as equipes não é uma atribuição exclusiva do RH. Aliás, os principais responsáveis pelo engajamento dos funcionários são os líderes e gestores, em todos os níveis organizacionais. Há uma máxima que diz: “as pessoas se juntam às empresas, mas se demitem dos seus gestores”. Assim, o engajamento dos funcionários é um processo que deve ser estimulado top-down e está diretamente ligado às relações entre os gestores e suas equipes, que são influenciadas pela cultura e o ambiente corporativo.

A influência do ambiente corporativo no engajamento dos funcionários

O ambiente da sua empresa encoraja o engajamento dos funcionários? Se sim, parabéns. Se não, deveria. Por quê?

Porque os fatores de desmotivação e motivação dos funcionários estão diretamente ligados ao ambiente de trabalho.

Em 2016, a Gallup realizou sua ampla análise utilizando dados de 339 estudos, realizados em 230 organizações, de 49 setores, em 73 países. Em cada estudo, os pesquisadores da Gallup calcularam estatisticamente a relação entre o ambiente corporativo, o engajamento dos funcionários e os resultados de desempenho fornecidos pelas organizações.

Os pesquisadores estudaram 82.248 unidades de negócios, incluindo quase 1,9 milhão funcionários. Esta análise confirmou a conexão estabelecida entre o ambiente corporativo, o engajamento dos funcionários e os principais resultados de desempenho. Organizações que possuem ambientes que estimulam o engajamento têm as seguintes características:

  • São melhores avaliadas pelos clientes.
  • Estão entre as mais rentáveis dos seus setores.
  • Possuem elevado índice de produtividade.
  • A rotatividade de funcionários é baixa (baixo turnover).
  • Níveis de incidentes de segurança (acidentes) abaixo da média.
  • Poucas ocorrências de roubos internos.
  • Níveis menores de absenteísmo.
  • Qualidade superior em produtos e serviços.
  • Maior nível de cooperação entre os funcionários.

Esses resultados demonstram, com fatos e dados, que o engajamento dos funcionários é um dos principais fatores para o sucesso de um negócio e está diretamente ligado ao ambiente corporativo. Portanto, proporcionar um ambiente que estimule o engajamento é estratégico para as organizações.

Como a cultura afeta o engajamento dos funcionários

A cultura corporativa é o resultado da convergência entre pessoas, como elas interagem entre si e os diversos ambientes da organização, bem como esses ambientes evoluem por meio dessas interações. Uma cultura eficaz, cria um bom ambiente de trabalho, promove o engajamento e influencia positivamente os resultados da organização, tendo como principais alicerces o propósito, a missão, a visão de futuro, os valores empresariais e as expectativas sobre o comportamento e as atitudes dos funcionários.

O engajamento dos funcionários está em linha reta com a cultura da organização. Quanto mais a cultura é de alta performance, maior é o nível de engajamento dos funcionários. Por quê?

Porque quanto mais forte e voltada para a alta performance for a cultura de uma organização, mais os funcionários entenderão o que se espera deles e com o que estão trabalhando. Essas culturas descrevem claramente comportamentos e atitudes que são salutares para o negócio e servem como balizadores para os funcionários, envolvendo-os em um ciclo virtuoso e crescente de cooperação, engajamento e desempenho.

Como desenvolver uma cultura e um ambiente corporativo favorável ao engajamento?

Para fazer prosperar uma cultura e um ambiente corporativo propício ao desenvolvimento do engajamento dos funcionários, é preciso considerar que:

  • O engajamento dos funcionários precisa fazer parte da estratégia da organização.
  • A organização deve proporcionar o alinhamento entre o seu propósito e os propósitos dos funcionários.
  • A organização precisa ter metas desafiadoras, factíveis e que estimulem os funcionários.
  • A comunicação precisa ser frequente, abrangente e eficaz, atingindo todos os níveis da organização.
  • A forma da organização (via gestores) avaliar, reconhecer e recompensar os funcionários precisa ser justa e bem entendida por todos os envolvidos.
  • A organização precisar ter um sistema de acompanhamento e desenvolvimento do desempenho dos funcionários que estimule a melhoria das performances e facilite a realização das metas individuais, setoriais e corporativas.
  • Os gestores devem proporcionar feedbacks constantes, sempre baseados em fatos e dados, com o objetivo de melhorar a conduta e/ou o desempenho dos funcionários.
  • Os gestores precisam passar confiança para as equipes, proporcionar um ambiente respeitoso, transparente e ético, deixar bem claro o que a organização espera de cada funcionário e promover a integração, a cooperação e o alinhamento entre eles.

A relação é direta: se os funcionários são o melhor ativo da empresa, então os seus líderes e gestores devem priorizar o cuidado com eles, demonstrando que a preocupação que se tem com todos é genuína. Assim, as organizações dispõem de uma valiosa oportunidade para transformar as experiências de trabalho de seus funcionários em eventos gratificantes, permitindo que eles tragam o seu melhor para o ambiente de trabalho, todos os dias, gerando resultados superiores.

Construir uma equipe de funcionários engajados não é fácil, mas é algo que os líderes e gestores precisam assegurar, garantindo um ambiente corporativo que estimule o comprometimento, o envolvimento e o engajamento tão desejado.

Por Albírio Gonçalves*

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(*) Albírio Gonçalves é consultor empresarial, educador corporativo, palestrante, mentor, coach, autor e referência em desenvolvimento de líderes, gestores, times/profissionais de alta performance e equipes de vendas, bem como na profissionalização da gestão e qualificação de sucessores e herdeiros de empresas e grupos empresariais familiares.

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